terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dimensão dos processos gerenciais

Processos Gerenciais:
  1. Enfoque
  2. Aplicação
  3. Aprendizado
  4. Integração


1. Enfoque
  • Adequação – julga o quanto a organização atende aos requisitos do item avaliado com as práticas e métodos apresentados
  • Proatividade – julga ou avalia a capacidade da organização se antecipar aos fatos, a fim de prevenir a ocorrência de situações potencialmente indesejáveis e aumentar a confiança e a previsibilidade dos processos.

2. Aplicação:
  • Disseminação - vertical e horizontal das práticas e métodos apresentados
  • Continuidade – utilização periódica das práticas e métodos.

3. Aprendizado: Diz respeito ao grau de refinamento das práticas e métodos apresentados, das melhorias implementadas, inovações (PDCA).  

4. Integração: referem-se ao grau em que as práticas de gestão e os métodos da organização apresentam:  
  • Coerência – relação harmônica com as estratégias e objetivos;
  • Inter-relacionamento – implementação de modo complementar com outras práticas de gestão da organização, quando apropriadas;
  • Cooperação – colaboração entre as áreas da organização e entre a organização e as suas partes interessadas, quando pertinente, na implementação das práticas de gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário