domingo, 4 de setembro de 2011

Visão de futuro

O que é visão de futuro de uma organização?



A visão de futuro define o que a organização pretende ser no futuro. Ela incorpora as ambições da organização e descreve o quadro futuro que a organização quer atingir. 

Identifica as aspirações da organização, criando um clima de envolvimento e comprometimento com seu futuro. A definição de onde se pretende chegar permite entender com clareza o que é preciso mudar na organização ou como ela precisa mudar para que a visão seja concretizada. Uma visão compartilhada une e impulsiona as pessoas para buscarem seus objetivos, apesar de todas as dificuldades. Uma organização sem visão é uma organização sem direção.

Exemplos de visão de futuro: 

·         Universidade Federal de Santa Maria

“ Ser reconhecida como referência de excelência no ensino, pesquisa e extensão pela comunidade científica e pela sociedade em geral ”. 

·         Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (TCU)

“Tornar-se referência internacional em educação e em produção e disseminação de conhecimento na área de controle da Gestão Pública”. 

·         Petrobras

 “A Petrobras será uma empresa integrada de energia com forte presença internacional e líder na América Latina, atuando com foco na rentabilidade e na responsabilidade social e ambiental”. 

·         Colégio Militar de Fortaleza


“Oferecer um elevado nível de educação nas áreas cognitiva, afetiva e psicomotora comparável às melhores escolas de ensino básico do país”.

Regras gerais

A visão de futuro deve refletir os valores compartilhados pela organização. O enunciado deve ser claro e objetivo, positivo e desafiador; em geral, é expresso com verbo no futuro. O enunciado da visão de futuro é de responsabilidade da liderança. A cada organização corresponde apenas uma declaração de visão de futuro. 

A visão de futuro raramente muda, é estável. Deve ser capaz de, num único parágrafo, esclarecer qualquer pessoa, de dentro ou de fora da organização, sobre o que ela pretende fazer. Deve-se evitar que o seu enunciado seja genérico, sem identidade própria, ou seja, aplicável a qualquer organização. 

(*) Texto baseado no Plano de Gestão da Universidade Federal de Viçosa

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