sábado, 24 de setembro de 2011

Competências básicas

Competência, em gestão, é a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (C.H.A.) que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada. O administrador - para ser bem-sucedido profissionalmente - precisa desenvolver três competências pessoais duráveis: o conhecimento (informações, conceitos, ideias, experiências), a perspectiva (colocar o conhecimento em ação) e a atitude (fazer as coisas acontecerem). 

O conjunto de crenças e valores subjacentes, em tudo que realizamos, vai determinar um modo de ser, um modus operandis do indivíduo no mundo. É exatamente este modo de ser, justificado pelas crenças, que vai determinar o grau de motivação para realizar uma dada atividade. A competência se expressa, portanto, pelo modo singular como uma habilidade é operacionalizada. Dessa forma, os processos de auto-estima e identificação do sujeito da ação determinam diferentes graus de competência. A competência engloba os conhecimentos, as habilidades e o modo singular presentes na realização humana. (Fonte)
 
Todas as pessoas possuem uma competência, que pode ser definida por um conjunto entre conhecimento (acadêmico e informal), habilidades e atitudes. Estes são dependentes entre si, pois de nada adianta, por exemplo, ter conhecimento e não saber aplicá-lo, ou mesmo tentar realizar algo sem ter noção de como fazer. Para cada cargo em uma organização existem competências que uma pessoa deve reunir para realizar bem uma função. 

Um gerente precisa ter o conhecimento técnico de seus subordinados e ser um bom líder. Já o presidente necessita ser um estrategista para buscar novas formas de ver sua empresa aumentar o faturamento. Outro bom exemplo é o do analista de RH, que tem de saber atender pessoas, pois irá lidar com colaboradores nas mais diferentes situações, além de conhecer a legislação trabalhista...

Existem seis tipos diferentes de competência: básicas, específicas, de gestão, geral, profissional e transversal. Esta última é a mais interessante, pois trata-se das competências profissionais que podem ser aplicadas em diversas situações, como resiliência e capacidade de resolver problemas. (Fonte)

As competências básicas são fundamentadas na formação profissional, ou seja, conjunto de atividades que visam a aquisição de conhecimentos, capacidades, atitudes e formas de comportamento exigidos para o exercício das funções próprias.

As competências básicas do CMF são as seguintes:

 a.     Criação do Colégio Militar de Fortaleza (CMF)

Decreto nº 13541, em seu art. 8º, de 29/01/1919, que reorganizou o ensino militar.

b.    Finalidade
 
Ministrar a Educação básica, nos níveis: fundamental, do 6º ao 9º ano, e médio, do 1º ao 3º ano, em consonância com a legislação federal da educação nacional, obedecendo às leis e tradições do Exército Brasileiro, com objetivo de assegurar a formação do cidadão e de despertar vocações para a carreira militar.

c.     Objetivos
 
1)   Oferecer um elevado nível de educação nas áreas afetiva, cognitiva e psicomotora, compatível com as melhores escolas de ensino básico do país;
2)   Desenvolver atitudes e incorporar valores;
3)   Capacitar os alunos para o prosseguimento nos estudos de forma autônoma e crítica para futura integração ao mercado de trabalho;
4)   Formar o cidadão;
5)   Preservar e difundir as tradições, a memória e valores éticos, morais, culturais e históricos do Exército;
6)   Aprimorar o desempenho do CMF como Organização Militar e Estabelecimento de Ensino.
7)   Estimular a continuidade dos estudos nas escolas de formação das Forças Armadas, capacitando os candidatos para os respectivos concursos de admissão.

d.    Abrangência de atuação
 
O Colégio Militar de Fortaleza é uma das 12 escolas do Sistema Colégio Militar do Brasil, tem abrangência local para oriundos do meio civil e regional para dependentes de militares (guarnições dos Estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão, exceto Imperatriz).

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